Coisas Frágeis, de Neil Gaiman

Sinopse: Contos inéditos em português de um dos maiores escritores de fantasia e ficção Neil Gaiman é um dos maiores escritores de ficção em atividade, reconhecido pelos seus romances (Lugar Nenhum, Filhos de Anansi) e pelo seu trabalho em quadrinhos (Sandman). Em Coisas Frágeis, Gaiman mostra que seu talento como contador de histórias funciona perfeitamente no reino das narrativas curtas. Neil Gaiman escreve com desenvoltura sobre os mais diversos universos – sejam criados por outros autores (com contos que aludem aos mundos de Sherlock Holmes, Matrix e Nárnia) quanto seus próprios, como no conto “O Monarca do Vale”, que tem como protagonista o personagem Shadow, de Deuses Americanos.
Os nove contos de Coisas Frágeis trazem Gaiman abordando os mais diversos temas, misturando puberdade, punk rock e ficção científica em “Como Conversar com Garotas nas Festas”; combinando o Sherlock Holmes de sir Arthur Conan Doyle com o terror de H. P. Lovecraft em “Um Estudo em Esmeralda”; extrapolando o mundo de Matrix em “Golias”, inspirado no roteiro original do primeiro filme; ou mesmo presenteando a filha mais velha com um conto fantástico sobre um clube de epicuristas em “O Pássaro-do-Sol”.
Coisas Frágeis é um tratado prático de como escrever boas histórias – histórias que, como diz a introdução do livro, “duram mais que todas as pessoas que as contaram, e algumas duram muito mais que as próprias terras onde elas foram criadas”.

Coisas Frágeis é um livro de contos do nosso querido e único Neil Gaiman, que não é nenhum lançamento, mas que a anos queria ler, somente pela capa e sem ao menos saber do que se tratava. Então imaginem minha surpresa ao saber que eram contos?!

Ao começar a ler, me perguntei… Porque demorei tanto?? A tempos não lia uma coletânea de contos tão boa quanto essa!

Com nove contos relativamente curtos, Coisas Frágeis conta com histórias diversificadas, misturando Sherlock Holmes com extraterrestres, pessoas comuns com entidades que representam os meses do ano. Temos Shadow Moon de Deuses Americanos e um conto MARAVILHOSO no universo de Matrix que Gaiman fez exclusivamente para o site do filme, uma semana antes de sua estreia nas telonas.

Gostei de todos os contos, uns mais que outros, mas não ouve um que eu não gostasse. Meu preferido, obviamente foi Golias porque eu AMAVA a série de filmes Matrix ao ponto de saber todas as falas. Enquanto algumas meninas queriam calça de couro sintético para parecer a Christina Aguilera em What a Girls Wants Eu queria uma para parecer a Trinity e desviar de balas!

Enquanto as meninas suspiravam por Brad Pitt em Clube da Luta… E era completamente apaixonada pelo Neo. Até hoje sou completamente apaixonada pelo Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Hugo Weaving.

Gente, perdio o foco… desculpem!!!

Voltando….

Para quem curte contos sombrios, sci-fi e diferentões, Coisas Frágeis é uma ótima pedida!

Agora vou deixar vocês com um trecho que eu AMEI em “Golias” e vou correndo assistir Matrix.

“Certa noite, cometi o erro de contar a Susan uma parte do que eu acreditava – Que nada daquilo era real. Que na verdade estávamos todos pendurados, plugados, conectados, unidades centrais de processamento ou apenas chips baratos de memória em algum computador do tamanho do mundo, vivendo numa alucinação consensual que nos mantém contentes, que nos proporciona a comunicação e o sonhar usando a pequena fração do nosso cérebro que não era utilizado por eles – seja lá quem eles fossem – para processar números e armazenar informações.”

INFORMAÇÕES DA OBRA

Título:  Coisas Frágeis
Autor: Neil Gaiman
ISBN:  9788576163053
Ano:  2008
Páginas:  205
Editora:  Conrad Editora

SOBRE O AUTOR

Neil Gaiman foi citado no Dicionário de biografia literária como um dos dez maiores escritores pós-modernos vivos, tem mais de vinte livros publicados para leitores de todas as idades e já foi agraciado com inúmeros prêmios literários, incluindo o Hugo, o Bram Stoker e a Newbery Medal. Começou a carreira como jornalista, mas logo seu talento para construir tramas e universos únicos foi levado para o mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, e, depois, para a ficção adulta e a infantojuvenil. Algumas de suas obras foram adaptadas para o cinema e para a tv. Nasceu em Hampshire, Inglaterra, e hoje mora nos Estados Unidos. Pela Intrínseca, publicou também Alerta de risco, O oceano no fim do caminho, Faça boa arte, A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras, Lugar Nenhum, Os filhos de Anansi e João & Maria.

10 comentários sobre “Coisas Frágeis, de Neil Gaiman

  1. Ana Paula Lima Miranda

    Oii!
    Li um livro do autor e fiquei muuiito perdida, pq na época era focada nos romances hehehe, hoje já estou mais adaptada, acho que seria uma boa pedida para ler mais para frente.
    Eu amo quando me da uma louca e eu vou atras de livros só pela capa sem ler nada antes hehehe…
    Beijinhos,
    Ani
    http://www.entrechocolatesemusicas.com.br

    Curtir

  2. Ps Amo Leitura

    Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor e também não conhecia essa obra, mas a forma como você citou que tem uma mistura de Sherlock com extraterrestres, confesso que fiquei realmente instigada. Vou deixar a dica anotadinha!

    Curtir

  3. luizavieira92

    Não sabia que era um livro de contos esse… anotei a dica pois nunca li nada do Gaiman. Até fiquei interessada nesse que envolve Deuses Americanos, apesar de Shadow Moon não ser meu protagonista favorito.
    Beijos
    Balaio de Babados

    Curtir

  4. Oi, Ana!
    Eu adoro a mente do Neil Gaiman, mas ja li uns três livros dele e Coraline continua sendo o meu favorito. Estou a procura de uma história dele que me conquiste novamente.
    Mais de uma vez eu já passei por esse, muito por causa dessa capa, mas por ser contos, que não sou muito fã, sempre deixo ele de lado.
    Adorei os seus comentários sobre Matrix, porque, mesmo tendo assistido vários anos depois, já que o primeiro foi lançado no mesmo ano em que nasci. Quem não ama o Neo e o Keanu Reeves? E do mesmo jeito que você sonhava com a calça de couro da Trinity, eu sonhava com aquele sobretudo maravilhoso. Esse filme é tudo para mim!
    Ótima resenha.
    Bjss

    Curtir

  5. Amei suas impressões, senti como se estivesse ao seu lado conversando. Escrita ótima!!! Parabéns. Ainda não li nada do autor, mas fiquei curiosa. Apesar de ser um estilo fora da minha zona de conforto gosto de me aventurar às vezes. Dica anotada viu. Parabéns pela leitura!!!

    Curtir

  6. booksnlove

    Oi! Tudo bem? Eu ouço falar muito do autor. Tenho uma amiga que é fascinada pelo trabalho dele e praticamente só lê as obras que ele escreve, rsrs. Apesar disso, nunca li nada dele. Fiquei interessada no livro de contos. Obrigada pela indicação!

    Curtir

  7. Oi!
    Assim como você sou fã de Matrix, sempre gostei de ficção e fantasia. Não conhecia essa obra fiquei curiosa sobre a abordagem dos contos, acho que vou adorar, pois já estou até imaginando os contos. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    Curtir

Deixe um comentário