Amaldiçoado, de Joe Hill

Sinopse: Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora. Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.

Então, esse livro foi algo bem diferente. Certo dia eu vi um filme chamado Horns, estrelado por Daniel Radcliffe, nosso querido Harry Potter e baseado em um livro de Joe Hill.

Peraí, para tudo!! Joe Hill? O Filho do Stephen King?! Ele Mesmo!!!!

Que livro é esse??? Pesquisando na nossa mãe dos ignorantes, vulgo Google, descobri que esse livro aqui no Brasil, se chamava O Pacto. Logo, comecei uma correria desenfreada pelo livro e de maneira mais estranha descobri que não conseguia de modo alguma pra vender… Adivinhem porque?!

O Pacto se tornou Amaldiçoado. E com Daniel Radcliffe na capa. Aaaaah, Brasil… Sempre fazendo isso com a gente… Eu particularmente gostava mais da capa original, mas… antes isso do que nada.

Voltando ao filme, vi todo. No início achei chato, mas do meio para o final eu fiquei extasiada! Achei o filme maravilhoso e óóóbvio, pensei: se o filme é assim, que Deus me proteja, porque eu vou atrás do livro com tudo!!
E Fui!

Acho que nem preciso dizer que ao ler o livro descobri que inúmeras coisas que acontecem no livro, não acontecem no filme. Mas dessa vez é louvável, porque acho que, do jeito deles, conseguiram manter a história, mudando algumas coisas, de forma a tentar manter sua essência. Mas vamos para o livro que é nosso foco principal

O filho do King mostra nesse livro que veio ao pai. Numa escrita envolvente, nos leva a conhecer o universo de Ig, um rapaz sortudo por ter uma boa família, um melhor amigo e o amor de sua vida. Mas sabemos que nada é perfeito, e de forma fluída e até cômica em certos momentos, acompanhamos essa harmonia ser destruída após uma noite de bebedeira. Coisa comum após a morte de sua amada Merrin.

A alma não pode ser destruída. A alma é eterna. Como o numero Pi, ela não tem fim nem conclusão. Como Pi, ela é uma constante. Pi é um numero irracional, impossível de ser fracionado. A alma também é uma equação irracional e indivisível que expressa perfeitamente uma coisa: você. A alma não teria nenhum valor para o Diabo se pudesse ser destruída. E não está perdida quando sob os cuidados de Satanás, como dizem por aí. Ele sempre sabe como encontra-la.

Ig acorda com uma enorme ressaca e chifres! Isso mesmo! Chifres! O mais interessante é que ninguém parece perceber seus chifres, mas todos passam a falar o que realmente acha, o que realmente sente, sem filtro algum.

E nessas condições, Ig descobre o que todos acham dele e da vida. Como o próprio Ig diz, ele passa a ser o demônio pessoal de todos. O Padre, o médico, os pais, até a avó! Todos acham que ele matou Merrin, que é estranho e que deveria ser punido; além de informações extras, de passados inimagináveis, que Ig gostaria, honestamente, de nunca saber, afinal, todos temos nossos pecados guardados a sete chaves. Ninguém acredita na inocência de Ig.

“Cambaleou pelo gramado, sem nem olhar direito para onde estava indo. Os cantos de seus olhos estavam úmidos, e ele achou que estivesse chorando, mas, depois de tocar o rosto, seus dedos ficaram ensanguentados. Levou as mãos aos chifres. As pontas tinham rompido a pele e o sangue escorria pelas faces. Sentia um pulsar forte e constante nos chifres e, apesar da dor, uma excitação também despontava de suas têmporas, uma sensação de relaxamento não muito diferente um orgasmo. Ele avançou, trôpego, proferindo uma torrente de imprecações, obscenidades que ele trazia engasgado. Tinha ódio daquela dificuldade de respirar, do sangue pegajoso no seu rosto e nas mãos, do céu azul muito claro, de seu próprio cheiro, ódio, ódio, ódio”.

Como já disse, ninguém é imune ao poder dos chifres de Ig, exceto Lee, seu melhor amigo que simplesmente não reage a esse poder. Ig consegue induzir as pessoas a fazerem aquilo ao qual já tem certa inclinação a fazer. Ele não consegue te convencer do contrário a sua opinião, ele só te dá aquele empurrãozinho para cometer seus pecados mais íntimos. Outra coisa que passa a acontecer com ele são as cobras. Elas passam a seguir Ig por todos os lugares. Depois ele descobre que consegue conversar com elas! O bagulho é doido!!

O livro tem 320 paginas e 50 capítulos, contudo, o livro é dividido em 5 partes. Inferno, Cereja, Sermão de Fogo, O Predestinado e Evangelho segundo Mick e Keith, onde cada um centra em uma parte da vida dos personagens principais do livro. Ig, seu irmão Terry, Merrin e Lee.

Alternando entre presente e passado, a cada parte conhecemos um pouco mais de cada um deles, descobrindo fatores essenciais para o desfecho dessa história.

Eu adorei a história e recomendo tanto o livro como o filme a todos. A leitura é gostosa, fluída, às vezes engraçada, às vezes trágica, mas terror mesmo, estilo papy King, não tem.

O que é ótimo pra quem tem medo de ler esse gênero de livro. O cara ta virando um demônio, mas olhem só, é um demônio com problemas pessoais, saca?! Se você não fizer mal a ele, ele não vai nem te notar!


*Resenha de minha autoria, publicado anteriormente no blog http://www.viciadosemleitura.blog.br/

INFORMAÇÕES DA OBRA

Título: Amaldiçoado
Autora: Joe Hill
ISBN: 9788580413595
Ano: 2015
Páginas: 320
Editora: Arqueiro
Informações: Skoob / Goodreads

SOBRE O AUTOR

Joseph Hillstrom King, mais conhecido como Joe Hill é um escritor estadunidense de livros do gênero de ficção. É filho do também escritor Stephen King. Seu nome foi escolhido como uma forma de homenagem ao anarquista sueco Joe Hill. Em 2007, lançou um livro de terror, intitulado no Brasil de A Estrada da Noite.

10 comentários sobre “Amaldiçoado, de Joe Hill

  1. Oi Ana! tudo bem?
    Não sou fã de terror, não gosto mesmo, sou muito impressionável. Sei que esse autor é muito bom, sempre escuto elogios sobre seus livros e até tenho vontade de ler, mas falta coragem! rsrsrs Mas quem sabe um dia, não é mesmo! Adorei sua resenha e no final, o demônio com problemas pessoais? rsrsr Lembrei da série Lúcifer, que apesar do nome, não é terror, mas comédia! Bj

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ruhh Belle (@tandadventures)

    Ooi! Gostei da resenha, mas esse não é um livro do meu tipo, sabe? Quero um dia ler livros de terror, mas não curti muito a crueldade desse hahaha Não sei se a leitura poderia fluir, mas não leria agora.
    Abraços! Boas leituras 😉

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oie!
    Nossa, não sabia que era assim a história. Eu ainda não li o livro e não assisti o filme, mas fiquei interessada na história. Achei bem diferente do que eu imaginava
    bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi!
    Quem me conhece sabe que eu passo longe dessa temática, mas sempre acabo lendo umas sinopses que me faz querer ler para ontem! Esse livro é um deles! Fiquei bem curioso com tudo! Vou dar uma chance, vai que desperta o meu gosto não é? =D
    Abraço!

    Curtir

  5. Oii Ana, tudo bem? Já li um livro do autor que adorei, A Estrada da Noite. A leitura não fluiu muito bem no começo, mas depois engatou e consegui me envolver. Estou maluca para conferir outras obras dela, e ~ Amaldiçoado ~ está no topo da lista, ainda mais depois dessa resenha! Adorei.
    Beijos!

    Curtir

  6. Mary Reis

    Oie
    Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro já o filme eu conheço porém nunca tive vontade de ver pois não gosto do Hadcliffe atuando nem em Harry Potter imagine em outros filmes então acabo fingindo que ele não existe.
    Amei a sinopse e sua resenha é bem bacana agora que já conheço o livro pretendo ler sem sombra s de duvidas.
    Graças aos Deuses da internet que o Google existe para nos salvar.
    Obg pela dica
    Bju
    Mary Reis

    Curtir

  7. Já tinha escutado falar desse livro/filme, mas apesar de achar super interessante não encontrei a venda. O.O Agora que comecei a adquirir livros pela internet, sei que minhas chances de ler ele aumentaram muito!!!! Só precisar estar na promoção.
    Quero muito olhar a adaptação, sei que apesar de ser uma medrosa, dessa vez não vou ficar com medo pelo simples fato de ser o Daniel como principal! kkkkkkkk 😀

    Curtir

Deixe um comentário